Bolt Realizações

Conheça mais sobre a prova

A Região Turística da Serra da Bodoquena, situada no sudoeste do estado de MS, é composta pelos municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho. É nesse local que se localiza o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que fica a 36 km de Bonito e possui a maior extensão de florestas naturais do Estado.

A região já é conhecida nacional e internacionalmente pelo seu ecoturismo, sendo eleita em 2020 pela 16ª vez como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil, prêmio da revista especializada Viagem e Turismo, porém, com o advento da pandemia de COVID-19 causando um enorme impacto no turismo da região, faz-se necessário promover segmentos diversificados, como o esporte, para atingir um público maior.

Segundo o Plano de Retomada do Turismo de Mato Grosso do Sul, toda a cadeia turística sofreu de forma direta pelos impactos da pandemia, conforme mostra a pesquisa realizada no mês de abril de 2020 pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios do Turismo: a partir de março de 2020, a receita bruta do setor foi 75% menor para a maioria das empresas e muitas chegaram a perto de 100% do faturamento em maio daquele ano.

O turismo de esporte e de aventura são segmentos importantes por atender a um público que busca de maior contato com a natureza. Investir nesses segmentos significa ampliar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, assim como trazer maior desenvolvimento e satisfação às comunidades locais, através de práticas sustentáveis, que garantam o equilíbrio entre crescimento econômico, igualdade social e equilíbrio ecológico. 

O esporte apresenta conexões com o turismo, a cultura e o lazer, na medida em que a existência de modalidades esportivas, junto à disponibilidade de eventos voltados para as suas práticas, possibilita o desenvolvimento do denominado Turismo de Esportes, que compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação das modalidades esportivas e configura-se como mais um elemento que caracteriza o modo de vida de um lugar.

Dessa forma, o evento Trip Trail Serra da Bodoquenaprova desportiva na modalidade de mountain bike (MTB), com um estilo off-road (estradas pavimentadas, estradas de chão, trilhas em morros e matas), realizada em meio às belezas naturais do RPPN Cara da Onça, Assentamento Canaã no município de Bodoquena-MS, tem grande potencial de fomentar o turismo de esporte e de aventura na região.

Ao propor a execução do Trip Trail Serra da Bodoquena, intenciona-se aumentar o fluxo turístico da região oferecendo atividades esportivas, pois o turismo de esportes atrai um público bastante variado, além de estimular o segmento e venda de produtos turísticos, a visitação a outros atrativos e o consumo de produtos diversos, estimular a comercialização de produtos e serviços agregados, como roupas e artigos esportivos, suplementos etc., além de contribuir para o aumento do fluxo turístico da região na baixa temporada.

Apoiar o Trip Trail Bodoquena pode trazer grandes benefícios para a região, pois tem a previsão de gerar uma movimentação, direta e indireta, de 2.500 pessoas na região. Caracterizado como turismo esportivo e de aventura, ele tem o poder de transformar recursos naturais em riqueza, promovendo a região e a iniciativa privada local, assim ao movimentar a economia local, estimular empresas e fomentar novos investimentos na destinação turística, e, assim, promover processos de desenvolvimento na região.

Categorias

Mapa e Altimetria

Pro

Sport

Turismo

confira sua classificação

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Clique na imagem e faça o download

Regulamento Trip Trail Bodoquena MTB - 2022

Nossos parceiros